quinta-feira, 1 de julho de 2010

Review > Sleep – Holy Mountain (1993*)

*Embora o álbum costume ser datado pelo ano em que foi lançado nos EUA, 1993, seu lançamento na Europa foi alguns meses antes, em novembro de 1992.

Gravadora: Earache Records


O movimento do rock psicodélico começou lá entre meados dos anos 60 e era basicamente música influenciada por drogas psicodélicas (LSD por exemplo). Rock, Blues e Folk se juntam para formar um novo tipo de música regada com muitas experimentações. Anos 90, a droga ficou mais fraca e as experimentações diminuíram, mas o groove não nos deixou. Stoner Metal, e o Doom se junta à psicodelia! Esse tipo de som não é novo, se você gosta do Senhor Osbourne e companhia já conhece bem. Um bando de moleques maconheiros e adoradores de Black Sabbath? Talvez, mas isso não os desmerece nem um pouco.


Sleep é o nome da banda e Stoner Metal é o jogo! Holy Mountain é o segundo registro do grupo e foi escolhido para esse resenha pela sua importância histórica, ajudou a consolidar esse subgênero que amamos tanto. São nove músicas cheias de groove, solos e psicodelismo. As guitarras são pesadas e destilam riffs que deixariam Iommi orgulhoso, muitos solos (e algumas curtas Jam Sessions) recheiam todo o disco.

Destaque vai para a faixa título com seu riff hipnótico e pesadíssimo. Al Cisneros é um detalhe à parte, com seu baixo distorcido e cheio de efeitos (incluindo até um Wah-Wah) ele cria toda essa barreira de som característica da banda e brilha em muitos momentos sozinho, como a parte final da faixa Dragonaut. Seu vocal não é lá uma das maravilhas do mundo mas com seu jeitão meio falado e pausado se encaixa perfeitamente nas músicas, utilizando de alguns efeitos para dar aquela incrementada (em Aquarian isso se encaixa perfeitamente). A bateria é básica, faz o seu dever muito bem feito, mas brilha também com algumas viradas criativas e alguns momentos solos também (Inside The Sun).

Enfim, um álbum sólido muito bem escrito e gravado, sem muitos fillers e nem um pouco enjoativo. Se você pretende se aventurar pelo universo Stoner leve esse como o primeiro carimbo de seu passaporte.

Enviado por Fred Mankeulv


Relacionado: site High on Fire (banda do ex-guitarrista Matt Pike)

Nenhum comentário:

Postar um comentário