sábado, 5 de março de 2011

Review > Longing for Dawn – Between Elation and Despair (2009)

Gravadora: Grau Records

É engraçado como algumas bandas têm a capacidade de transmitir uma determinada sensação através de sua música. Enquanto o Esoteric, pra mim, passa uma sensação espacial, de se estar perdido nos confins do universo, o Ahab, especialmente em seu primeiro álbum, passa uma forte impressão de se estar perdido, mas no meio do oceano num dia negro e tempestuoso. Já os canadenses do Longing for Dawn, com a massa sonora de seus instrumentos e vocais, me transmitem a sensação também de perdição, mas urbana, de se estar perdido no meio de uma grande metrópole, entre congestionamentos e multidões, sem dinheiro, num dia cinzento e escuro, com frio e uma forte garoa como a paulista destes dias.

O terceiro disco da banda, Between Elation and Despair, continua com a proposta de seus álbuns anteriores: fazer um Funeral Doom extremamente melancólico, vazio, gélido e, ainda assim, melodioso e hipnótico. O som da banda é composto basicamente de riffs bastante lentos e melódicos, guitarras base e baixo extremamente pesados, bateria que vai de arrastada a hiperarrastada, vocais guturais/urrados e toques de música Ambient, reforçados através de sons eletrônicos estridentes que aparecem aqui e ali. Os guturais de Stefan Laroche, aliás, são um pouco diferenciados da maioria das bandas Funeral; ao invés de profundos e gravíssimos, são secos, urrados e agressivos, e vão um pouco de encontro à atmosfera do álbum que tende à melancolia ao invés da agressividade.

Algumas das faixas contam com introduções ou interlúdios muito atmosféricos, puxando para o Ambient, com teclados, corais e vocais falados de fundo e guitarras acústicas, mas o som, no geral, mostra alguma influência de bandas como o Thergothon.

É um pouco difícil apontar apenas um destaque para este excelente álbum, já que ele possui apenas quatro faixas e elas seguem um direcionamento homogêneo e também um mesmo padrão de qualidade. Pessoalmente, as minhas favoritas são Our Symbolic Burial e The Piscean Dawn, que são as mais atmosféricas do álbum.

Se você gosta de Funeral Doom Metal atmosférico, deve ao menos conferir este álbum. E, se gostar, pode ir atrás dos outros dois álbuns, pois o Longing for Dawn é uma banda que não apresenta grandes mudanças de um álbum para o outro, mas sempre apresenta trabalhos de ótima qualidade para apreciadores da música melancólica e pesada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário