quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Resenha de Show > Doomsday Fest II (26 de outubro de 2014)

Enviado por Thiago Santos (Depressão Doomster)

De volta com sua segunda edição, o Doomsday Fest mais uma vez reuniu em São Paulo, na tarde do dia 26/10/14, uma platéia fiel (de cerca de 100 pessoas) do underground doom metal nacional para prestigiar este grande evento. Com realização da Last Time Produções, o local escolhido desta vez foi o Morfeus Club, casa bem localizada no bairro de Santa Cecília, próximo ao centro da capital, com boa estrutura e 2 ambientes separados para o bar, na parte superior, e o palco, na parte subterrânea. Além dos próprios fãs, estavam presentes também integrantes de várias outras bandas da cena para dar apoio a mais este festival, num ano em que tivemos vários outros de sucesso, fator que aponta para o crescimento do gênero no Brasil.

Desta vez, o cast do evento contou com as bandas: Qerbero (São Paulo/SP), Saturndust (São Paulo/SP), Contempty (Rio Pomba/MG) e Abske Fides (São Paulo/SP).


Qerbero
Com um pequeno atraso, que por um lado “ajudou” muitos que tiveram dificuldades para chegar ao local devido às grandes chuvas no dia e o fato de ser um domingo de eleição, a Qerbero sobe ao palco para abrir o festival. A banda, que conta com Lucas (Baixo e voz), Felipe (Guitarra e voz) e Ueslei (Bateria) possui na bagagem o ep “Uno”, lançado em 2011, mas trouxe músicas novas para os fãs presentes. A apresentação foi marcada com muita agitação, e era claro o entrosamento e preparo dos músicos, esbanjando peso e feeling com momentos mais rápidos e cadenciados (com destaque para “O Canto Devir”), juntamente à dupla de vocais que diversifica bem o som. Vale também ressaltar a proposta lírica bem interessante da banda, com suas letras escritas em Português, o que de cara chamou a atenção de muitos ali com a grande energia que suas músicas passavam e imediata assimilação lírica. Ao começo do show ainda via-se poucas pessoas na platéia mas, pouco tempo depois, mais outras chegavam e enchiam o lugar para assistir ao show. Alguns problemas técnicos ocorreram na última música, porém nada que tenha comprometido a apresentação como um todo. A banda agradeceu a oportunidade e estrutura, ressaltando o fato de serem uma banda relativamente nova e o prazer de estar ali, que foi compartilhado com todos.

Setlist – Qerbero

1. Devoto
2. O canto devir
3. O homem dos avessos
4. Música Nova (ainda sem nome)
5. Instrumental


Pouco tempo depois, já era possível ver os integrantes da Saturndust no palco preparando seus instrumentos. A banda conta atualmente com Phil Dalam (Guitarra/Vocais), Marlon Marinho (Bateria) e Frank Le Saux (Baixo). Trazendo uma mistura de clássicos (como a já conhecida pelo público com seu riff inconfundível “Mardi Gras”) com algumas músicas novas ainda a serem lançadas, que soaram bem pesadas e por um momento com uma pegada um pouco diferente do que o público já conhecia da banda, mais uma vez fizeram um show marcado pela psicodelia, riffs marcantes e uma ótima ‘cozinha’ de grande sintonia de graves e agudos, contagiando a todos os fãs do chamado stoner e doom metal em geral que acompanhavam quase que em efeito de hipnose. Em meio à platéia era possível ouvir vários comentários de pessoas que aguardavam ansiosos por mais um show da banda, demonstrando a força que ela já possui na cena.


Setlist – Saturndust



1 - All Transmissions Have Been Lost
2 - Gravitation Of A Hollow Body
3 - Mardi Gras
4 - Realm Of Nothing
5 - The Black Mirage


Na pequena pausa entre as bandas, o organizador do evento Rafael Sade aproveitou para agradecer a presença de todos e realizar alguns sorteios de CD’s, das bandas: Thy Light, Agony Voices e Mictian. Os outros prêmios foram deixados para o final do evento, que incluíram uma camiseta da Stoned Union Doomed na cor escolhida pelo vencedor, 2 EP’s da Contempty cedidos pela banda e o vinil de tiragem limitada “ Ecailles de Lune”, do Alcest.

Então, a Contempty surge no palco para sua primeira apresentação na capital paulista, trazendo consigo fãs de São Paulo que aguardavam a oportunidade de prestigiar a banda ao vivo. Para esta noite, escolheram músicas de seu EP “Gaping Deception In Guiltless Eyes” de 2013, com outras novas e ainda a serem lançadas oficialmente mas já divulgadas aos fãs em sua página na Internet com vídeos de ensaios. Atualmente é formada por Anderson (Teclado/Vocal), Tony Reis (Guitarra), Joe (Bateria) e Cleyton (Baixo). Trazendo uma pegada mais death às apresentações da noite com bastante melodia e peso, aliados ao vocal gutural, garantiu aos presentes um som dinâmico e forte que cativou os antigos fãs bem como aqueles que os estavam conhecendo naquela noite. Um destaque da apresentação ficou com a música “Woe Is Me”, que foi dedicada a um amigo da banda que falecera na semana passada ao evento. O toque dos teclados marcou o clima de desolação das músicas com ótimo entrosamento instrumental de toda a banda.

Setlist – Contempty



1 - Knell of Demise

2 - Gaping deception in Guiltless Eyes
3 - Lethargy
4 - Lifeless
5 - My Voiceless Heaven
6 - Woe is Me
7 - In Myself Rotting


O encerramento ficou a cargo da já aclamada Abske Fides. A banda presenteou os fãs com músicas de seu debut auto-intitulado, lançado em 2012, com sons antigos do EP “...Apart Of The World”, de 2006 (que foi recentemente relançado pela Solitude Productions em uma coletânea que também inclui seu EP de 2009 “Disenlightment”). Como de costume, ao início do show, todas as luzes se apagaram e dão início à apresentação com a intro “Post Morttum”. Para os que estavam conferindo um show da banda pela primeira vez, era impressionante notar a atmosfera que criam com suas músicas junto ao “cenário” de poucas luzes que eram projetadas e logo davam lugar a escuridão novamente, com as músicas ficando ainda mais sombrias e cativantes ao vivo. Isto se tornou bastante evidente na ótima “Won’t You Come?” em que a platéia permanecia totalmente imersa na apresentação, que fechou este grande evento com chave de ouro e de maneira mais doom impossível!

Setlist – Abske Fides



1 - Post Morttum (intro)

2 - Hopeless Drowned in Silence
3 - Won´t You Come?
4 - Aesthetic Hallucination of Reality
5 - 4:48
6 - Embroided in Reflections (música final que ficou rolando enquanto a banda desligava os instrumentos).



Mais uma vez Rafael Sade sobe ao palco para agradecer a todos que vieram prestigiar mais esta celebração do doom metal nacional, ressaltando a importância do público para fazer a cena acontecer e falando por todos em como a noite havia sido ótima. Todos os que saíram de suas casas neste domingo chuvoso e de compromisso cívico mostraram como o estilo é cheio de união e reciprocidade de bandas e público, mantendo assim a chama acesa para muitos outros eventos do tipo e um fortalecimento deste que é talvez o estilo mais underground do Metal. E claro, para muitos, o mais interessante!

Fotos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário