sábado, 30 de março de 2013

Resenha de Show – Doomsday (22/03/2013, São Paulo/SP)

No último dia 22, tivemos aqui em São Paulo o evento Doomsday, organizado pela Last Time Produções.

O evento foi realizado no Bar Estilo Espiral, no bairro do Ipiranga, e contou com as duas bandas paulistas Lúgubres e HellLight.

A CASA E O EVENTO:
O Estilo Espiral é um bar num estilo meio indiano, meio anos 70, de tamanho adequado para um show de público pequeno. O ambiente é muito bonito, bastante diferente das casas de show a que estamos acostumados, com belos grafites e mandalas pelas paredes, e até uma pequena fonte. Outra coisa muito interessante é o uso de materiais reciclados em parte da decoração. As bebidas são ótimas e o bar também serve diversas comidas e porções, o que muitas vezes faz falta em muitas casas de shows pra quem vem de longe, além do bom atendimento dos funcionários. A localização do bar é de muito fácil acesso, a cerca de 5 minutos a pé da estação Alto do Ipiranga da linha verde do Metrô, bastando contornar um quarteirão.

A entrada pro evento custava apenas R$10,00, e os shows estavam marcados para começar às 20h, o que não aconteceu devido a problemas para o baterista da Lúgubres chegar ao local. Mesmo assim, por volta das 21h a banda começou a tocar e o atraso não causou maiores transtornos, já que, enquanto esperávamos, foi possível assistir shows de Anathema, Paradise Lost e My Dying Bride no telão da casa. Além disso, a HellLight, que tocou por último, ainda terminou seu show um pouco antes das 23h, horário previsto para o término.

O evento correu relativamente bem, apenas com o problema do atraso e alguns pequenos problemas técnicos com equipamento, nada que chegasse a atrapalhar (a não ser em uma música da HellLight onde a guitarra sumiu completamente por algum tempo). Segundo o produtor Rafael Sade, responsável pela Last Time Produções, o evento contou com mais de 80 pessoas de público. É bom ver que, a cada novo evento, o público vem aumentando, mesmo que aos poucos. A Last Time pretende realizar uma segunda edição do Doomsday em breve. Aguardemos!


AS BANDAS:

Lúgubres 
Lúgubres
Lúgubres - foto por
Crazy Pinup Dark Radio
A primeira banda a tocar foi a Lúgubres, banda relativamente nova, formada em 2009. O som da banda é basicamente um Epic Doom com toques de Death e Funeral, com um uso de vocais épicos do guitarrista Robson, na linha Candlemass e Mourning Beloveth, alternando com guturais do baixista Gerisson. A banda usa e abusa de um recurso que eu, particularmente, amo e acho fundamental pra uma boa banda de Doom e, por isso, me conquistou logo de cara: bons riffs. Aliás, o peso dos riffs e das guitarras da Lúgubres estava esmagador, e a performance geral da banda soa melhor ao vivo do que o material já gravado. As músicas são muito boas, bem construídas e variadas. O vocalista e guitarrista Robson, figura muito carismática, até surpreende quando começa a cantar, com um vocal potente e uma boa técnica. O show da banda foi descontraído, com o vocalista brincando, falando com o público e até fazendo piada com os pequenos problemas que a banda teve. O set foi curto, apenas 4 músicas, sendo que a duração média das faixas é até curta pros padrões do Doom Metal, mas foi suficiente pra empolgar boa parte do público, com alguns dos presentes bangueando perto do palco. Como destaque, eu colocaria a música Autumn of the Soul, som pesadíssimo, majestoso, com linhas vocais e melodias muito pegajosas, uma das faixas que podem ser conferidas no myspace da banda.

Setlist
1- Heavy Chains of Sorrows Put My Soul to Down
2- Death (or Hymn of Essential True)
3- Death II (or Groundwork of Despair)
4- Autumn of the Soul

https://www.facebook.com/pages/LUGUBRES/234476766605367


HellLight 
HellLight
HellLight - foto por
Higurashi Hachi
A banda a fechar foi a HellLight, com certeza já conhecida da maioria dos presentes. O set da banda não ousou muito. Das 5 músicas tocadas no Doom Fest, em São José dos Campos, e no Eclipse Doom Festival V, em Sampa, a banda tocou 4 delas (estas mesmas 4 faixas, pelo que consta no site Whiplash, também foram apresentadas na abertura para o Therion no ano passado), substituindo apenas Deep Siderial Silence por Fear no Evil e Winter's Theater, duas faixas do primeiro disco da banda, In Memory of the Old Spirits (2005). Segundo o vocalista, estas faixas não eram tocadas há 10 anos, e por essa ocasião, a banda chamou Rafael Sade, organizador do evento e que também é ex-membro da banda, para fazer os teclados. Tirando por esse detalhe, a apresentação da HellLight foi quase idêntica às anteriores. Pra ler mais sobre a performance da banda, veja as resenhas do Doom Fest e do Eclipse Doom Festival V.

Setlist
1- Marcha Funebre
2- The Light that Brought Darkness
3- Afterlife
4- Fear no Evil (com Rafael Sade)
5- Winter's Theater (com Rafael Sade)
6- Funeral Doom



Fotos (as fotos nesta matéria foram retiradas dos álbuns abaixo):




Você pode conferir outra resenha do show no site Pinup Crazy, por Mi Dupont:
http://www.pinupcrazy.com.br/2013/03/helllight-funeral-doom-e-lugubres.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário