segunda-feira, 28 de junho de 2010

Review > AHAB – The Call of the Wretched Sea (2006)

Gravadora: Napalm Records

Como primeiro review do site, apresento um CD que não é recente, mas é obrigatório na coleção de qualquer fã de Doom extremo e é um de meus favoritos.

O AHAB é um tipo de banda alemã conceitual que usa como tema o livro Moby Dick, de Herman Melville. A banda tem como sonoridade um Death / Funeral Doom bastante sombrio. The Call of the Wretched Sea, que foi um álbum bastante elogiado em diversos sites estrangeiros e escolhido como melhor lançamento de Doom Metal extremo de 2006 pelos usuários do site www.metalstorm.ee, é o album de estréia da banda, cerca de um ano após o lançamento da demo The Oath.



A música do álbum, a maior parte do tempo, é angustiante, tensa e sombria, com algumas partes de calmaria, normalmente refletidas em algumas passagens atmosféricas de teclados ou acústicas, e o som da banda passa o tempo todo uma impressão muito forte de se estar a bordo de um navio no mar, perdido, num dia escuro e tempestuoso, de mar revolto e ondas gigantescas... Poucas bandas conseguem criar essa atmosfera tão opressiva, "subaquática", que se encaixa perfeitamente no que os membros da banda chamam de "Nautik Funeral Doom".

O instrumental é excelente, as músicas são bastante variadas e criativas. A bateria, às vezes, usa andamentos quebrados, como o My Dying Bride nos primeiros álbuns, e nem sempre mantém o andamento lentíssimo típico do Funeral. As guitarras despejam riff após riff, quase sempre acompanhados de uma guitarra principal melódica, como em Old Thunder e Below the Sun, além de passagens acústicas, algumas belas e calmas, como nas faixas The Pacific e The Sermon, outras extremamente macabras, como a guitarra limpa que toma boa parte de The Hunt. Os vocais também são variados, predominando o gutural mais cavernoso e profundo típico do Funeral, mas com outras partes limpas, às vezes faladas, e inclusive alguns corais. Teclados aparecem em algumas músicas, normalmente apenas criando background, e em algumas poucas partes se sobressaindo, como em The Hunt, onde eles, além de ditar boa parte da melodia, abrem uma das partes mais tenebrosas de todo o disco, por volta de seu 7º minuto.

O álbum abre com Below the Sun, com um lado mais épico; segue com The Pacific, com um final totalmente desolador. Old Thunder, a 3ª faixa, e provavelmente é o grande destaque do disco, onde temos praticamente um resumo do que encontramos nas outras faixas, tem um início calmo no dedilhado da guitarra, depois muito peso acompanhado de uma melodia meio oriental se repetindo em boa parte da faixa, e muitas mudanças de andamento e atmosfera. The Sermon é, talvez, a faixa mais pesada do álbum, com riffs matadores. Por fim, o CD fecha com The Hunt e Ahab’s Oath, duas faixas presentes na demo da banda.

O único defeito do disco, ao meu ver, é na questão da produção, que ficou devendo um pouco no quesito peso das guitarras, pois elas ficaram um pouco baixas e com uma timbragem que poderia ser melhor, o que destacaria ainda mais os ótimos riffs.

Muito recomendado pra quem curte aquele tipo de Doom extremo mais direcionado pros riffs, como Mourning Beloveth, My Dying Bride antigo, Mournful Congregation, Ataraxie...


Site Oficial
Myspace AHAB

Nenhum comentário:

Postar um comentário