sábado, 16 de outubro de 2010

Resenha > Morito Ergo Sum — I Die, Therefore I Am (2010 demo)

A banda Morito Ergo Sum é um projeto curioso. Embora baseada na Suécia, foi fundada em 2009 pelo guitarrista brasileiro Paolo Cito e conta com o italiano Walter Basile nos vocais. A proposta da banda é fazer um Doom Metal melancólico, misturando o peso do Death Doom nos instrumentais a um vocal não-gutural, mantendo uma sonoridade mais orgânica e abrindo mão de instrumentos como teclados, inclusive usando um violino real em sua música.

Assim, em 2010, a banda lança a demo I Die, Therefore I Am (“Morro, logo existo”), que, assim como o nome da banda, Morito Ergo Sum, são referências à famosa expressão Cogito, Ergo Sum (“Penso, logo existo”) do filósofo Descartes.

A demo consiste de 3 faixas, sendo a primeira uma intro de um minuto com influências Ambient e Drone. Já nas outras duas faixas é que conhecemos realmente o que vem a ser o projeto. Ambas têm o foco bastante voltado para os riffs da guitarra, sendo a faixa Gone com um clima mais melancólico e vocais tristonhos. Já a faixa título da demo, a melhor entre as duas, apresenta um grande riff principal e uma maior variação, incluindo partes onde um violino se destaca em meio aos pesados riffs de Paolo, trazendo uma atmosfera mais depressiva ao som.

O destaque da demo, sem dúvidas, são as guitarras, ora melancólicas, ora mais pesadas. Os vocais de Walter são mais próximos das bandas mais tradicionais de Doom, uma voz macia e, às vezes, até etérea, que não chega a decepcionar, mas que, em alguns momentos de Gone, soam monótonos e deixam a desejar um pouco em emoção ou punch. Talvez essa impressão se dissipasse caso a faixa fosse um pouco mais curta, visto que não tem tanta variação mesmo no instrumental. De todo modo, nada que chegue a estragar o trabalho apresentado na demo.

Um trabalho que deve agradar em especial, talvez, aos fãs do My Dying Bride em seus álbuns Turn Loose the Swans e The Angel and the Dark River, mas indicado a todos que curtem um Doom Metal mais melancólico.


A demo I Die, Therefore I Am pode ser baixada no endereço http://moritoergosum.bandcamp.com/

Um comentário:

  1. Adorei essa banda. O som está ótimo, profissional mesmo.

    Me deu esperanças em bandas iniciantes, coisa que tinha perdido a muito tempo depois de várias decepções.

    ResponderExcluir