sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Review > Eyehategod — Confederacy of Ruined Lives (2000)

Gravadora: Century Media

O Doom é o sub-gênero mais underground do Metal, poucas pessoas optam por escutar um som lento que as deixem depressivas e angustiadas. Do outro lado da cerca temos o vizinho Punk. Lá encontramos o Hardcore: Rápido, violento e politizado. Um certo dia, Doom e Hardcore resolveram se encontrar, algo não muito imaginado pelos seus fãs, mas o resultado foi muito melhor do que o esperado. Sludge-Metal é a junção do Doom-Metal com Hardcore (algumas bandas trazendo até algumas influências de Crust Punk), Andamento variando entre o arrastado e o rápido, letras com temas tanto politizado quanto sobre sofrimento (que convenhamos, caem muito bem), guitarras ultra-distorcidas e recheadas de Feedback e vocais nervosos, gritando toda a dor e sofrimento do mundo.


Eyehategod (saca só que trocadilho mais sacana!) é uma banda pioneira do gênero, formada em 1988 na cidade de Nova Orleans (ou NOLA para os mais íntimos), antro de muitas bandas do mesmo interesse musical. “Confederacy of Ruined Lives” foi o último Full-Length lançado pela banda e apresenta o seu material mais visceral, nervoso e depressivo já lançado. Aqui você vai encontrar uma perfeita mistura de riffs “Sabbathicos” com um Hardcore violento e uma atmosfera misantrópica, andando juntos a um tempo arrastado. Faixas como “Jackass in the Will of God” e “Blood Money” são a síntese perfeita do som desses americanos, e a voz de Michael Williams não nos engana, ele realmente põe todos os seus sentimentos nas suas letras e seus vocais, parecendo um ativista político protestando contra tudo e contra todos. Vale destacar também a mais experimental “.0001%” com sua introdução feita apenas com o Feedback das guitarras que, aliás, recheiam todo o disco.

Resumindo, é um álbum sujo e agressivo, mas ainda sim, lento e pessimista. Quem gosta de super-produção, vocais limpos e treinados e refrões grudentos e memoráveis, fique longe! Agora, se pretende se aventurar pelas regiões pantanosas do Sludge, comece por aqui, e não se esqueça de trazer seu medicamentos.


Enviado por Fred Mankeulv




Nenhum comentário:

Postar um comentário