sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Lentidão é essencial ao Doom Metal?

Provavelmente, a característica que mais torna o Doom Metal "monótono" para os fãs de outros estilos, cuja maioria preza pela velocidade – Power, Speed, Thrash, Death ou Black, seja a lentidão nos andamentos do Doom Metal. Mas será que TODA banda do estilo tem que ser lenta?

Essa é uma questão da qual nem todos os fãs de Doom entram em acordo. Acredito que somente no Funeral Doom e no Drone a lentidão extrema seja unanimidade. Mas alguns fãs, especialmente quando mais ligados ao Doom Metal Tradicional, afirmam que os tempos mais lentos não são essenciais, principalmente porque existem bandas no gênero que não usam deles em todas as suas composições.

Outros, no entanto, afirmam que a lentidão é uma característica essencial ao Doom Metal como um todo.



No momento em que escrevo esta matéria, numa enquete ativa na comunidade Doom Metal – BR do Orkut, onde fiz esta pergunta aos membros, as opiniões são um pouco equilibradas: 16 votos para o sim (que é necessário que a banda seja lenta pra que ela seja considerada Doom – 55%) contra 13 para o não (45%).

Claro que uma pesquisa de Orkut não pode servir como base pra uma afirmação “científica” sobre o assunto, levando-se em consideração que a quantidade de votos é muito pequena – 29 votos numa comunidade com 3421 membros (menos de 1%), e que não se pode ter certeza do nível de familiaridade dos membros votantes com o estilo.

No entanto, a maioria das fontes de informação a respeito do Doom Metal encontradas pela net citam a lentidão como uma das características mais marcantes do estilo, sendo a mais confiável o site Doom-Metal.com.

Particularmente, eu acredito que esta seja mesmo uma característica determinante pra se identificar uma banda como Doom Metal, mesmo que não seja a única. Por ex, existem bandas de Death, Black ou Gothic Metal com músicas lentas (embora não tanto quanto as de Doom), e nem por isso elas deixam de fazer parte de seus estilos. Mas, a grosso modo, juntando a lentidão (extrema) a outras características como um determinado tipo de riffs ou atmosfera, pronto, temos uma banda de Doom Metal.

A meu ver, simplesmente não haveria sentido num álbum de DM rápido. Um álbum assim automaticamente se desligaria do estilo. Um exemplo disso é o mais recente disco da banda While Heaven Wept, Vast Oceans Lachrymose. Ele conta com bons riffs e partes pesadas, vocais acima da média em tons médios a agudos (coisa recorrente no Epic Doom), mas praticamente não tem partes lentas. É um álbum de Power Metal agressivo, pura e simplesmente, semelhante a bandas como o Morgana Lefay ou Stygma IV. Note que não estou questionando qualidade, eu adoro estas duas bandas e, agora que me habituei à sonoridade deste disco, até que gosto banstante dele. Mas isso não muda o fato de que, ao menos neste disco, o WHW deixou o Doom praticamente de lado.

O mesmo aconteceria com qualquer banda do estilo que deixasse a lentidão de fora de seu som.

Vamos à matemática :) e vejamos os exemplos de álbuns clássicos na história do estilo:
- dos álbuns Nightfall e Tales of Creation da banda Candlemass, temos 4 músicas com passagens de tempo médio-rápido, que não chegam a totalizar 24 minutos (que seriam 26% da duração total dos 2 discos, 89 minutos) até porque mudam de andamentos e se tornam lentas em certas partes, mais uma faixa inteira de 3 minutos de tempo realmente rápido (Into the Unfathomed Tower).

- nos 3 primeiros álbuns do My Dying Bride, temos apenas o primeiro com passagens de meio-tempo a rápidas alternando em até uma certa proporção com as lentas. Os outros dois apenas têm passagens curtas de meio-tempo, sendo o restante predominantemente lento.

O mesmo acontece com os 3 primeiros do Paradise Lost. O Disembowelment introduziu muitas passagens com blasting beats em quase todas as suas músicas, mas elas continuavam sendo predominantemente lentas, devagar-quase-parando até, sendo a última faixa a única totalmente sem partes rápidas no seu único disco lançado.

Estes exemplos seguem em quase todos (pra não dizer TODOS MESMO) os álbuns de Doom Metal que conheço.

Poderíamos chutar que, de tudo o que já foi produzido sob o rótulo do estilo, excetuando o Funeral Doom, cerca apenas de uns 10%, no máximo 20%, seja de andamentos que variam de médias a rápidas.

A conclusão a qual chego é que, mesmo que uma banda de Doom Metal utilize de partes rápidas em sua música, ainda assim, a predominância em sua sonoridade será de tempos abaixo de médios. Não que seja uma regra do estilo, mas, seja de forma consciente ou não, as bandas sempre se focam mais neste tipo de andamento, provavelmente porque ele deixe a música mais pesada ou com uma atmosfera mais sombria ou melancólica, que são outras das características marcantes do estilo.

Então, pra ser Doom, não basta apenas ser lento, mas tem que ser lento sim (ao menos na maior parte do tempo)... :)


4 comentários:

  1. Na minha opinião acho que Doom Metal, não precisa ser apenas "lento", A não ser pelo Funeral Doom, as primeiras bandas de Doom/Death "Old School" eram praticamente híbridas, e imagino que o que tornou uma forte essência no estilo foi pelo fato das músicas por serem lentas serem mais trabalhadas (vide Celtic Frost), muitos outros gêneros flertam com o Doom, porque teria ser diferente ao Doom Metal ?, o pior que já vi até comunidades no Orkut fazendo desmerecimento com algumas bandas de Doom Metal só porque tal banda não é só lentidão.

    ResponderExcluir
  2. A lentidão é justamente o que caracteriza o Doom na minha opinião.
    Lembro de muitos comentários quando o Candlemass lançou o álbum do mesmo nome, muitos acharam ele um álbum fantástico pela volta do Messiah, mas outros criticaram por ele ser mais voltado ao Heavy Metal doq ao Doom.
    Eu escolho minhas bandas pela qualidade musical, independente da velocidade.Mas é claro que a preferencia é da banda que toca no ritmo lento. Senão eu ouviria Trash/Blaster/Gore !

    ResponderExcluir
  3. Saudações!
    Eu sou fã doentio do FUNERAL DOOM
    então pra mim doom metal tem q ser profundo, arrastado cheio de sentimento
    na minha opnião é essencial
    mas adoro tbm um bom doom death
    um pouco pra frente, mas claro tendo suas morbidas lentidões

    vlw
    forte abraço a todos!
    Marcos (Desidium)
    www.myspace.com/desidiumdoom

    ResponderExcluir
  4. concerteza lentidão e o que o doom se caracteriza como o death com os blast beats o black com os vocais .... enfim e o doom trabalha no extremismo com a lentidao porem muita banda cai em contradiçao por ter todas as faixas do album a mesma coisa ... como o antonio disse um doom/death cairia muito bem com alguns tempos da musica mais rapidos e ate umas partes mais porradas
    o doom e um estilo tao maleavel que pode ir de um blast beat ate um funeral na mesma musica que nem o disembolwelment
    e isso ai acho q o que conta e criatividade pra num cair no cliche né
    valeu abracos a todos ^^

    ResponderExcluir