quinta-feira, 4 de abril de 2013

Review > Before the Rain – Frail (2011)

Gravadora: Avantgarde Music

Quando ouvi o disco One Day Less, da banda portuguesa Before the Rain, achei um bom álbum e vi que a banda tinha um bom potencial. Quando foi anunciado que Gary Griffith, ex-membro da extinta e lendária banda Morgion, se juntaria à banda, as minhas expectativas pro segundo disco subiram bastante, já que os vocais do primeiro disco não foram seu ponto mais forte, com muito uso dos vocais falados que eu tanto desgosto. Já o split com a banda finlandesa Shape of Despair, trouxe uma ótima faixa (Somewhere Not There) mas, no entanto, eu não imaginava que, com seu segundo álbum completo, a Before the Rain se tornasse responsável pelo lançamento de um dos melhores álbuns de Death Doom que já ouvi.

O disco mantém um pouco daquela veia do Death Doom noventista do disco anterior, com certa influência de Anathema e My Dying Bride antigos e Morgion, mas agora com novos elementos. O som está bem mais progressivo do que antes, mais dinâmico e com muitas variações nas estruturas, andamentos e melodias das músicas. Os andamentos predominantes são médios, podendo ir a outros mais lentos ou mais rápidos em algumas passagens. O trabalho das guitarras de Gary Griffith, Valter Cunha e Carlos Monteiro está maravilhoso, usando bases pesadas em conjunto ou alternância com leads mais melódicos ou repetições mais minimalistas e hipnóticas, típicas da banda. O baixo de Pedro Daniel, no geral, cumpre um papel mais discreto no som, se focando mais no peso, enquanto a bateria de Joaquim Aires apresenta um trabalho muitíssimo bem executado, com um bom uso dos pratos e tons, que com certeza, enriquece as músicas. Em boa parte do disco, é possível notar também várias camadas de guitarras e vocais, muitos arranjos harmônicos, o que torna o disco extremamente complexo e mais rico a cada audição, e que mostra que a banda soube aproveitar muito bem a opção que as três guitarras lhes traz ao vivo. Também é frequente o uso de pausas nas músicas, pra então haver completas transformações de atmosferas ou direcionamentos nas faixas. Cada detalhe do disco parece ter seu lugar e ele nunca se torna óbvio, entediante ou sem propósito.

E na questão dos vocais, Gary Griffith, junto com outros como Matt Lawson da The Prophecy e Frank Brennan da Mourning Beloveth, se mostra um dos melhores vocalistas da cena mais extrema do Doom Metal, mostrando uma performance superior até mesmo ao seu trabalho na Morgion. Seus vocais são versáteis, sua voz é marcante, seu senso melódico é apurado e sua interpretação é magistral, carregada nos momentos mais melancólicos, intensa ou suave conforme necessário. O disco também é bem balanceado na distribuição dos vocais limpos e guturais, o que traz mais variedade e é definitivamente essencial para bandas com essa proposta. Os vocais narrados ainda marcam presença, mas desta vez se encaixam melhor nas músicas, especialmente por não usarem os timbres “chorados”, comuns ao primeiro disco e a bandas como o antigo Anathema e o atual My Dying Bride.

O disco ainda traz, em alguns momentos, a ótima participação de uma vocalista feminina, que aparece como apoio aos vocais de Griffith ou, então, trazem maior atmosfera à música. Eu normalmente não costumo citar as letras dos discos em minhas resenhas já que me foco mais no lado musical, mas as de Frail valem a menção. Elas trazem um lado mais existencialista que eu particularmente gosto bastante, muito bem escritas e que favorecem a interpretação dramática do vocalista.

A primeira faixa, And the World Ends There, tem uma atmosfera apocalíptica condizente com seu título e letras, com excelentes linhas vocais. É uma faixa pesada, que termina com um direcionamento mais rápido e mais Heavy tradicional. Shards, a segunda, traz um momento mais arrastado e mais puxado para o Funeral, que me lembrou o que o MDB fez no disco Turn Loose the Swans.

A terceira faixa, Breaking the Waves, é a mais longa do disco (17:32) e começa extremamente melancólica, com diversas camadas de vocais sobrepostos. Nela, temos a primeira contribuição de vocais femininos, alternando momentos atmosféricos com outros pesados, para depois trazer uma pausa seguida de uma mudança drástica para riffs pesadíssimos e um clima mais desesperado.

A quarta faixa, A Glimpse Towards the Sun, começa mais acústica e nostálgica, indo pra algo mais agressivo no final, sendo a mais curta do disco, com menos de nove minutos de duração.

A quinta faixa, Frail, que é a faixa-título do disco, já começa mais pesada e direta, contando com um trabalho absolutamente fantástico de guitarras, mas que ainda conta com partes atmosféricas. Esta faixa até mesmo poderia ser dividida em duas pois se transforma, quase lá pela sua metade, em uma longa viagem atmosférica acompanhada novamente por vocais femininos melancólicos.

A sexta e última faixa, Peace Is Absent, é uma épica e dramática faixa de pouco mais de nove minutos quase que exclusivamente instrumental, com apenas cerca de dois minutos cantados, cujos riffs lembram bastante o som apresentado em One Day Less, e que fecha o disco com chave de ouro.

Este disco mostra que a Before the Rain é uma banda com um grande potencial pra se tornar uma das maiores da cena Doom. Resta saber se o próximo disco vai confirmar esse potencial ou não, mas, com certeza, as expectativas para ele serão bem altas. Mas independente disso, a banda já deixou um álbum clássico marcado na história do Doom Metal. Se você é fã de um Doom Metal rico, complexo e bem estruturado, Frail é um álbum obrigatório!

Segue uma amostra do disco com o video oficial de uma versão encurtada da faixa-título:



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