A ser lançado agora em setembro no formato CD pelo selo chileno FunerArt, embora o material já estivesse disponível em formato digital anteriormente, a banda curitibana De Profvndis Clamati apresenta neste EP de duas faixas seu Funeral Doom melancólico com influências sinfônicas.
Por estranho que pareça para o estilo, marcado por composições longas, as duas faixas aqui encontradas são curtas, tendo o EP um total de 12 minutos e 29 segundos. O som da banda é original, talvez próximo apenas do que produzem projetos como o russo Ea ou o francês Monolithe, excetuando-se as influências de Black Metal que o De Profvndis Clamati apresenta.
A primeira faixa, Undying Orchestral Suite, consiste de uma instrumental levada ao piano e teclado, com belas orquestrações e corais, mesclando sua tristeza com uma atmosfera mais esperançosa rumo ao seu fim.
Já a segunda faixa, Love May Sink By Slow Decay (Requiem & Dirge), se inicia como um Funeral mais típico com um belo lead de guitarra, e muda para algo mais próximo ao Black Metal a partir de sua metade, com direito inclusive a blasting beats, indo depois pra algo mais emocional e calmo, com dedilhados de violão e coral. Pra mim, o grande pecado nesta faixa é sua curta duração, visto que temos alguns temas belos e originais dentro dela que, talvez, pudessem render um pouco mais. No entanto, talvez, esta tenha sido uma decisão consciente da banda pra afastar o estigma de longo e monótono que o Funeral carrega.
Os vocais se alternam entre um profundo gutural e um rasgado ao estilo Black Metal (que talvez soe um pouco estranho de início pra quem não está habituado a este tipo de vocal, mas que não compromete o resultado final do trabalho).
Um EP com duas composições belas, melódicas e emocionais, obrigatório pros fãs de Funeral Doom Metal que procuram por bons trabalhos nacionais num país que é tão carente de boas bandas neste estilo.
As duas faixas já podem ser conferidas em streaming no myspace da banda, onde também constam faixas de trabalhos anteriores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário