quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Resenha de CD > Frequency of Butterfly Wings - The Weight of Existence (2014)

Enviado por Guilherme Rocha (Funeral Wedding)
Gravadora: lançamento independente digital
Lançamento: janeiro/2014

Uma das melhores qualidades que a internet nos proporciona é poder ter acesso às bandas dos lugares menos prováveis. E aqui temos, lançando seu segundo trabalho de estúdio os iranianos do Frequency of Butterfly Wings, demonstrando um nível de qualidade bastante incrível para uma banda de uma localidade que não é nem um pouco reconhecida por revelar bandas de Metal em geral. O EP, The Weight of Existence, além da qualidade técnica/criativa já implícita nas músicas, traz uma capa atraente em muitos aspectos, seja pelo abstrato artístico ou pelo sentimento de excitação e dominância que a arte transmite. O som transpassa as mesmas sensações da arte da capa, sendo muito excitante de ouvir, no entanto é uma atração não forçada, leve, ouve-se não por vontade e sim, pois quanto mais os acordes e chegam ao seu ouvido, mais você quer escutar daquele tipo de som. No mínimo instigante e prazeroso.

Sobre as canções em si, podemos ouvir claramente que o Doom Metal corre rápido em muitos momentos devido à grande influência de Melodic Death Metal, que a banda carrega e é exatamente por isso que é extremamente sensacional de se ouvir, uma vez que é raro ouvir bandas com solos lindos, passagens mais rápidas bem encaixadas, linhas de baixo em evidência, extremamente criativas e bem executadas aliadas á linhas mais atmosféricas voltadas para a tristeza do Doom Metal. A canção "Equal To My Ruin", a melhor faixa, é a faixa que melhor expõe essa transição de entre Atmosferic e Melodic Doom/Death Metal.

Um trabalho de incrível qualidade, que deve ser dado muito crédito aos músicos uma vez que é feito de forma independente sem contrato com nenhuma gravadora. Ficamos no aguardo de um álbum de mesma qualidade e enquanto este não chega temos de desfrutar o máximo dessa obra no mínimo sensacional que estes iranianos nos proporcionaram.


sábado, 22 de novembro de 2014

Resenha de CD > Evoken – Atra Mors (2012)

Gravadora: Profound Lore

A banda estadunidense Evoken é uma daquelas que, desde que a conheci, acredito que na época do Antithesis of Light, não me decepcionou. E ao invés de tornar seu som mais suave ao longo dos anos, como fizeram e vem fazendo muitas bandas de Doom extremo como My Dying Bride e Ahab (sem nem mencionar Anathema e outras porque já se tornou redundante), Evoken se mantém fazendo álbuns que só não são mais pesados que os anteriores porque isso é praticamente impossível.

Todas as faixas apresentam muitas variações de andamentos e atmosferas, pausas, melodias de guitarras ou teclados, e seguem sempre em progressão, raramente voltando por onde já passaram. A melancolia das faixas não é aquela típica tristeza romântica que normalmente se espera do Doom extremo, mas um sentimento mais negro e vazio, próximo de bandas como Thergothon ou Disembowelment. Por ser um disco um bocado experimental, as músicas podem ser difíceis de assimilar, principalmente por seu lado progressivo e pela falta de repetição.

O instrumental é muito pesado (talvez só não sendo mais pesado que o Antithesis of Light), bastante trabalhado e muito bem construído, cozinha alternando andamentos, alguns trechos mais quebrados, boas viradas e ocasional uso do bumbo duplo. Frequentemente entram curtas passagens mais atmosféricas, às vezes até calmas, usando guitarras acústicas para tornar o som mais melancólico ou macabro, do mesmo modo que faziam os australianos da Disembowelment. As guitarras também trazem fraseados e solos aqui e ali, com melodias e feeling sensacionais, como no final da faixa Descent into Chaotic Dream. Sobre os teclados, esta é uma das bandas que melhor sabe usá-los sem tirar o foco do peso no seu som, normalmente criando atmosferas mais sinistras.

Os vocais predominantes são guturais que usam bastante reverb e passam aquela sensação claustrofóbica de “fundo da caverna”, com alguns outros trechos apresentando vocais sussurrados. Diferentemente do que faz a banda My Dying Bride, no entanto, ao invés de declamações, esses sussurros são mais como lamentos, que contribuem para a atmosfera desoladora do álbum, e sua participação no disco é mínima.

O disco tem intervenções interessantes de teclado, às vezes até psicodélicas, como na faixa Atra Mors, ou mais sinistros como na já mencionada Descent..., e as músicas diversas vezes se alternam entre passagens agressivas mais Death, e outras mais pesadas e lentas de Funeral. Algumas tem passagens mais épicas, como Grim Eloquence (possivelmente a mais pesada do álbum), que, assim como An Extrinsic Divide, também contam com as melodias de violoncelo já típicas da banda. O disco conta também com dois interlúdios intrumentais, A Tenebrous Vision, uma curta e triste faixa ao piano, com um clima bastante nostálgico, e Requies Aeterna, apenas com violão e violoncelo.
A última faixa, Into Aphotic Devastation, tem uma das atmosferas mais tenebrosas que já ouvi, e que lembra um pouco os tempos dourados do My Dying Bride.

Em questão de produção, o disco é razoável. Pode-se ouvir bem os intrumentos, e eu particularmente gosto dessa atmosfera cavernosa e do excesso de reverb, mas a timbragem das guitarras, por algum motivo, não me agrada tanto. Elas muitas vezes me soam muito agudas pro estilo, enquanto ao mesmo tempo abafadas e um pouco baixas.

É difícil dizer se este é o melhor álbum do Evoken, já que a banda tem na discografia os álbuns Tragedy Eternal e Quietus (o meu favorito), mas o que podemos afirmar é que ele provavelmente é o mais experimental da banda até hoje e também que foi um dos melhores lançamentos do ano de 2012 na cena Doom.

Vale lembrar que o Evoken lançou, em 2010, um split com a banda Beneath the Frozen Soil, que traz 4 faixas da banda. Por fim, se você já curte o trabalho deles, acredito que gostará muito deste disco. Mas se você não conhece o som da banda, mas procura um Death/Funeral pesadíssimo e com um clima extremamente tenebroso, confira!